A pistola sem ar, também conhecida como airless, impulsiona a tinta por meio hidráulico (alta pressão), até o bico do revólver, onde a tinta é pulverizada por micro orifícios.
Esta ferramenta permite que sejam aplicadas tintas sem solventes e em espessuras elevadas. Esse método tem baixa incidência de falhas, possui boa produtividade e as perdas de tinta na aplicação são bastante reduzidas.
Já a pistola convencional ou pistola a ar, a tinta depositada no recipiente é ‘expulsa’ em direção ao bico pela ação da pressão do ar. É um método de aplicação de tinta muito utilizado em pintura industrial e apresenta grande produtividade.
A aplicação por este método requer que a tinta seja diluída, para adequar sua viscosidade, de forma que ela possa fluir do recipiente até a pistola pela ação da pressão do ar. Como consequência dessa excessiva diluição, o método tem algumas desvantagens: com a evaporação do solvente, há uma sensível redução da espessura da película úmida para secar. Além disso, existem perdas de tinta durante a aplicação maiores se comparado com a pistola airless.
Fonte: O Petróleo.